Topo

Menon

Neymar, Messi e Suárez, os perseguidores de Pelé

Menon

08/06/2018 16h24

O Uruguai se despediu de sua torcida com uma vitória sobre o Uzbequistão por 3 x 0. Os gol foram marcados por Arrascaeta, Gimenez e Luiz Suárez. Gols importantes para a seleção e para cada um deles. Gimenez, aos 23 anos, disputa seu segundo Mundial, novamente em dupla com Godín, seu parceiro também no Atlético de Madrid. Arrascaeta ganha pontos na briga que trava com Cebolla Rodríguez e Diego Laxalt por um lugar no time principal. E Suárez, ao marcar seu gol número 51 em 98 jogos com a Celeste, fortalece sua posição de artilheiro histórico do Uruguai, à frente de Cavani, que tem 42 gols em 101 jogos.

Aos 31 anos, Suárez poderá ainda fazer muitos gols pela Celeste e ganhar posições entre os grandes artilheiros de seleções em nível sul-americano e até ameaçar Pelé, o maior deles. O Rei tem 77 gols e encabeça uma lista que tem Suárez em sétimo lugar.

Depois de Pelé, estão Romário (66), Messi (64) Ronaldo (62), Batistuta (54) e Neymar (53). Messi, Neymar e Suárez, que formaram o tridente do Barcelona vão fazer história. A briga de Messi é diretamente com Pelé. Romário será ultrapassado, muito provavelmente durante o Mundial. E, se passar Pelé – o que me parece muito provável, questão de tempo – terá Neymar, cinco anos mais novo, em seus calcanhares.  Acredito que a marca de Pelé se manterá por mais dois anos no máximo.

Ao final de suas carreiras, acredito que Neymar será o maior artilheiro de seleções sul-americanas, seguido por Messe e Pelé. E Suárez? O Pistoleiro deve ultrapassar Romário (faltem 15 gols) e quem sabe, até Pelé (faltam 27).

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.