Topo

Menon

Seleção é refém do cabelo de Neymar

Menon

19/06/2018 11h16

Em fotos no Instagram, é possível ver que Neymar mudou o corte de cabelo. É o que temos para hoje, na seleção brasileira. Seu midiático jogador em busca de mais mídia. O que nos reservará contra a Sérvia? Podia ser algo no estilo Sampaoli, pelo menos essa ansiedade de saber qual será o seu novo look deixará de existir.

A seleção brasileira representa um futebol glorioso. Grandes e grandes craques estiveram lá, vestiram esse uniforme antes de Neymar. Mesmo em derrotas. Leônidas da Silva, o Homem Borracha, José Carlos Bauer, o Monstro do Maracanã, Julinho Botelho, Didi, Garrincha, Tostão, moleque em 66, fazendo seu primeiro gol, Clodoaldo, Carpegiani, Nelinho, Falcão, Zico, Dunga, Bebeto, Rivaldo…Sem falar dos grandes vencedores, de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo…

Hoje, somos a seleção do cabelo de Neymar.

Não é possível que tenhamos nos rendido ao marketing de um jogador.

É muito injusto com o futebol brasileiro.

E é falso. Falso, porque o Brasil poderia ser um grande time, mesmo sem Neymar. Criou-se uma dependência Neymaristica que o futebol apresentado por ele, não justifica.

Ou melhor, só se justifica porque os outros aceitaram. Sou contra causos do passado, mal comprovados. Mas é verdade, ouvi do próprio Pelé, que Zito mandava no time. Dava bronca em Pelé, em Garrincha, em quem fosse. Dunga tinha ascendência sobre Romário. Havia líderes.

Hoje, os jogadores do Brasil se submetem totalmente ao modo como Neymar se comporta em campo. Ninguém pede a bola, mesmo que esteja desmarcado. Neymar é que decide se o pobre coitado merece um passe. E, se Neymar, faz a opção errada, ninguém tem coragem de gritar com ele, de dizer que ele errou na leitura do jogo.

E, se Neymar se comporta em campo como o dono da bola, isso corresponde à sua maneira de entender o futebol. Ele acha que prender a bola, que buscar a falta, que cair sempre e monopolizar o time, é o melhor para o Brasil.

Mas, e Tite? Tite concorda com a visão tática de Neymar? Tite também acha que o caminho tático escolhido por Neymar é o melhor para o Brasil?

Essa é a versão menos ruim da coisa.

A outra é pior.

Neymar joga assim porque acredita que é melhor para…ele. E Tite, que pensa de forma diferente, se submete a ele, o Craque, que está sendo mais inventivo e ousado nos cortes de cabelo do que em campo, onde é monotemático e incessante na busca por ser o jogador que mais recebe faltas na Copa. Na média, porque se continuar assim, serão poucos jogos.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.