Topo

Menon

Neymar não sabe ganhar. E nem perder

Menon

23/06/2018 05h40

Escrevi ontem que o choro de Neymar era algo bom. Mostrava que o craque não é apenas midiático, é também fibra e emoção.

Fui massacrado. Até a querida Tia Glorinha me ligou lá de Aguaí para discordar. Fingido, disse ela. Os comentários no blog eram majoritariamente contra ele.

Por que tanta gente odeia Neymar?

Pensei e cheguei a uma conclusão. São três motivos:

Neymar não sabe ganhar – Quando está em vantagem, tenta humilhar, com carretilhas, rolinhos, manda beijos, não se comporta com empatia, com dignidade.

Neymar não sabe perder – Apela, muitas vezes, com violência. Ofende colegas, como fez com Thiago Silva, reclama de tudo, faz manha, leva amarelo.

Neymar não entende o jogo – Não admite o contato, não aceita choque, considera falta uma ofensa. E finge muito. Parece o poeta descrito por Fernando Pessoa.

Em resumo, Neymar não tem caráter esportivo. E esse comportamento incomoda os brasileiros.

Mas, e esse incômodo, é sincero?  Ou será que fazemos o mesmo na nossa pelada? Na nossa vida?

Ah, eu adoraria ter sofrido tudo o que o Neymar sofreu nos últimos tempos.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.