Topo

Menon

Fagner e a força mental

Menon

05/07/2018 20h09

A contusão de Danilo é a segunda da lateral-direita, se contarmos a de Daniel Alves, antes da Copa. As opções agora são Fagner e Marquinhos. Nada que assuste. Marquinhos já foi testado na posição. Marca bem, é alto e permite aquela mudança de jogo sem mudança de jogador. Basta deslocar-se alguns metros para a esquerda e…voilá…aqui está um 3-5-2.

Fagner é um jogador que eu admiro pela força mental. É alguém com autoconfiança a mil. Não tem medo de ninguém, não se apequena contra quem quer que seja. Hazard, Mbappe, Cavani, quem passar jogar pelo seu lado terá uma missão dura contra o lateral do Corinthians. Ele não se dá por vencido antes de a partida começar. Não tem complexo de inferioridade. Marca bem e duro.

No Brasil, marca duro demais, a meu ver. Tem licença para bater, como escrevi há algum tempo. Muitas vezes joga no limite da indecência e fica em campo por conta de uma certa boa-vontade em excesso dos árbitros. Na Copa, tem sido diferente. Os árbitros demoram ainda mais a dar o amarelo. O vermelho, apenas em última instância. E os jogadores têm feito menos faltas. Que Fagner s adapte e se consagre em três jogos.

Problema dele, a meu ver, é a pouca altura. Lembram do gol de Cavani contra Portugal? Subiu uma régua acima do lateral esquerdo Raphael Guerreiro, que tem a mesma altura de Fagner.

Mas, se a bola alta é um problemas, Fagner pode muito bem impedir cruzamentos. É o que faz muito bem.

Fagner merecia a vaga de titular, mesmo se Danilo se recuperasse. E agora, tenho confiança que fará um bom papel até o final da Copa.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.