Topo

Menon

França pode repetir a Holanda?

Menon

06/07/2018 13h48

Em 1974, a Holanda surpreendeu o mundo com um futebol revolucionário. Perdeu a final para a Alemanha, por 2 x 1 e, para chegar lá, passou pelos gigantes sul-americanos: 2 x 0 em Uruguai e Brasil e 4 x 0 na Argentina.

Em 2018, a França não surpreende ninguém no mudo globalizado e com seu futebol nada revolucionário. Para chegar às semifinais, eliminou os gigantes Argentina (4 x 3) e Uruguai (2 x 0). E talvez tenha de repetir 86, 98 e 2006 para superar o Brasil, se quiser chegar à final, como a Holanda.

É um bom time, com a zaga Umtiti e Varane e com o meio-campo Matuidi, Cante, Pogba, Griezmann. Mbappe é uma estrela em ascensão, capaz de um jogo monstruoso contra a Argentina e de uma simulação ridícula contra o Uruguai. Giroud não é um dos dez mais. Hernandez, Pavard e Lloris são ótimos coadjuvantes.

Pode vencer o Brasil, se for o Brasil. Pode vencer a Bélgica, se for a Bélgica. Mas pode, sim, ser vencida pelo Brasil.

Esperemos.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.