Topo

Menon

Minha visão da Copa que se foi

Menon

18/07/2018 14h21

A Copa foi boa pra mim. Participei de 13 edições do programa A Rússia é logo ali e fiquei feliz com o resultado. Fui melhorando a cada dia. É bom aprender sempre.

Mas, vamos falar de futebol…

O que a justa vitoria francesa aponta? Um futebol pragmático, com defesa forte, bons jogadores e um contra-ataque espetacular. Não é o caminho que me agrade, mas quem está achando ruim, que se prepare…A França tem time jovem e muito a crescer. Tendência?

Seleção não pode ser 1 + 10. Neymar, Cristiano e Messi não levaram seus times ao sucesso. Com Salah, o Egito perdeu para a Arábia Saudita.

Fim do tiki taka – A Espanha fracassou. Muito passe e pouco chute. Um tiki taka que pouco tem a ver com o estilo de Guardiola no Barça. Ainda bem. Sempre considerei a Espanha um campeão fraco.

Minha seleção, baseada apenas nos semifinalistas – Pickford, Meunier, Umtiti, Varane e Hernandez; Canté, Pogba e Modric; Hazard e Mbappé. Falta um. Griezmann ou Pericic, com as nuances táticas oriundas da escolha.

Minha seleção sem restrições – Quase a mesma, com Laxalt e Cavani. Saem Hernandez, Perisic e Griezmann.

Ótima geração belga – Desconfio que seja uma discussão restrita a jornalistas de Pindorama. A virtude está no meio: tem três ótimos jogadores – Courtois, De Bruyne e Hazard – e bateu no teto.

Melhor entre as decepções – Cristiano Ronaldo saiu nas oitavas, mas fez um jogo antológico contra a Espanha.

Pior entre as decepções – Neymar, que deixa a Copa com fama de trapaceiro.

Ódio a Neymar – Os ingleses, após sofrerem o gol da virada da Croácia, tentaram dar saída sem croatas em campo. O nome disso é canalhice. E ninguém crítica.

Infantino ridículo – O mundo pode ironizar Neymar, o presidente da FIFA, não. Buffone.

Notícia boa. Só que não. Thiago Silva e Miranda foram bem. A idade impede que estejam no Catar.

Craque da Copa – Hazard.

Melhor técnico – Robert Martinez

Pior técnico – Sampaoli

Pior goleiro – Caballero.

Melhor jogo – Bélgica 2 x 1 Brasil.

Segundo jogo – França 4 x 3 Argentina

Terceiro jogo – Espanha 3 x 3 Portugal

VAR – Veio pra ficar. Com o tempo, vai mudar o futebol dentro da área. O contato vai diminuir. Muitos pênaltis.

Um desejo: que Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Salah e Cavani tenham mais uma chance.

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.