Topo

Menon

São Paulo planeja a liderança em agosto

Menon

31/07/2018 16h08

Historicamente, agosto é um mês turbulento na política brasileira. Foi em agosto o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 e a renúncia de Jânio Quadros em 1961. Como o assunto é futebol, o São Paulo espera um mês de calmaria (em relação a julho) e que termine com o clube na liderança do Brasileiro. Para que a previsão se confirme, é necessário, segundo análise do clube, conseguir no mínimo 14 pontos nos próximos seis jogos pelo Brasileiro.

Antes, uma pequena retrospectiva:

O São Paulo terminou o primeiro período do Brasileiro com duas vitórias, sobre Furacão (fora, o que não ocorria há décadas) e o Vitória. Assim, ficou em terceiro, juntamente com o Galo, quatro pontos atrás do Flamengo. O pós-Copa trouxe uma ida ao Inferno, com quatro jogos dificílimos: Flamengo (f), Corinthians (c), Grêmio (f) e Cruzeiro (f). A meta era terminar esse fase mantendo os quatro pontos atrás do Flamengo. Para isso, não poderia perder para o líder, no Rio. O time foi muito além das expectativas: ganhou nove pontos e diminuiu a diferença para dois pontos.

Agora a meta é a liderança, baseada em três dados:

O São Paulo tem seis jogos com grau de dificuldade menor que os quatro anteriores. Quatro deles são em casa. Por isso, planeja 14 pontos

O Flamengo tem jogos mais difíceis. E tem apenas três em casa.

Além dos jogos do Brasileiro, o São Paulo tem mais dois, contra o Colón, pela Sulamericana. O Flamengo tem quatro, dois contra o Grêmio e dois contra o Cruzeiro, dois em casa e dois fora.

Se o São Paulo fará oito jogos em um mês, o que já é um absurdo, o Flamengo fará dez, o que é um abuso, uma ofensa ao corpo de qualquer jogador.

Assim, o líder terá de poupar jogadores em jogos do Brasileiro, possivelmente contra Grêmio (f) e Cruzeiro (c).

São planos, e o São Paulo sabe que não adianta sonhar se não fizer a sua parte, desde domingo, contra o Vasco, no Morumbi.

Abaixo, a relação de jogos de São Paulo e Flamengo.

 

SÃO PAULO

02/08 Colón (c) Sulamericana

5/8 Vasco (c)

12/8 Sport (f)

16/8 Colón (f) Sul-americana

19/8 Chape (c)

22/8 Paraná (f)

26/8 Ceará (c)

02/9 Fluminense (c)

FLAMENGO:

1/8 Grêmio (f) Copa do Brasil

4/8 Grêmio (f)

8/8 Cruzeiro (c) Libertadores

12/8 Cruzeiro (c)

15/8 Grêmio (c) Copa do Brasil

19/8 Furacão (f)

23/8 Vitória (c)

26/8 América (f)

29/8 Cruzeiro (f) Libertadores

02/9 Ceará (c)

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.