Topo

Menon

Dario Pereyra pede zaga fixa e muito apoio a Rodrigo Caio

Menon

26/09/2018 14h40

Quando se pergunta a um são-paulino sobre o maior zagueiro da história do clube, Alfonso Dario Pereyra Bueno é sempre lembrado, com suas 453 partidas e 38 gols anotados. E, quase invariavelmente, seu nome é citado junto ao de Oscar. Oscar e Dario, uma dupla inesquecível. Ele continua apostando na fórmula que deu certo. Gosta sempre em uma dupla fixa, como forma de aperfeiçoamento. Foi o que ele defendeu em entrevista ao blog.

Dario Pereyra, como você analisa os quatro zagueiros do São Paulo?

Os quatro são bons, cada um com sua característica. É material humano para se formar uma boa dupla, que jogue sempre ou 90% das partidas. Um zagueiro deve combinar com o outro, se um é bom de cabeça, o outro é bom por baixo, se um tem mais força, o outro tem mais técnica, para sair jogando. Por isso, é bom ter uma dupla que se conheça cada vez mais.

Mas por que é tão importante ter uma dupla fixa?

Porque o entrosamento melhora e o rendimento também. O zagueiro é o comandante do sistema defensivo. Ele é que orienta o lateral para sair ou para ficar, ele é que grita com os volantes, ele que orienta a cobertura. É o sistema defensivo todo que precisa estar ajeitado.

Você não está defendendo os zagueiros porque essa foi sua posição?

Não, de jeito nenhum (dá risada). Se um time não leva gol, ou se leva o mínimo de gols possível, fica muito mais fácil vencer. O time passa a ter tranquilidade para atacar e fazer um gol, mesmo nos últimos minutos. Assim, ganha três pontos. Contra o América, estava indo tudo bem, até sofrer o empate no final do jogo. Fica sem tempo para reagir.

Voltando à zaga do São Paulo, quem é o melhor?

O que eu mais gosto é o Anderson Martins. Ele é forte, seguro, está jogando muito bem. A zaga do São Paulo está muito boa, teve um probleminha ou outro, como aquele gol contra do Anderson, mas, no geral é boa zaga.

Qual a dupla que você escolheria?

Ah, não. Isso eu não respondo, não. O Diego Aguirre é muito competente e vai formar uma boa dupla, se achar necessário.

Rodrigo Caio voltou ao time e já está sendo criticado?

Sério? Mas se ele jogou na lateral direita para ajudar o time. Foi dar sua contribuição e não fez nada de errado, não falhou. Um erro muito grande ele ser criticado. A torcida devia entender que ele é um patrimônio do clube, foi formado pela base e já deu mostras de ser muito bom.

Como você define o Rodrigo Caio?

Um zagueiro muito técnico, começou como volante. Ele tem bom passe e ótima impulsão. Foi campeão olímpico, isso é importante. Talvez ele seja criticado porque quando estava bem, o time não estava bem, rendia menos que agora. Agora, se recuperou e vai ajudar o São Paulo. Mas, vai esperar um pouco porque os outros três estão dando conta do recado, estão jogando muito bem. Confio nele, sim.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.