Topo

Menon

Renato é melhor que Tite

Menon

30/10/2018 15h12

A revista inglesa Four Four Two gosta muito de listas. Geralmente, causam polêmicas. Para ela, por exemplo, Pelé é o terceiro maior jogador da História, atrás de Maradona e Messi. Discordo.

Agora, ela soltou a lista dos maiores técnicos da atualidade. Renato Gaúcho é o 28° e Tite o 11°. Guardiola, Zidane e Simeone são os melhores.

Discordo novamente. Se ainda fosse uma lista de todos os tempos, mas atualmente Renato é muito mais treinador.

O trabalho dele à frente do Grêmio é irretocável. Montou um time ótimo, baseado no toque de bola, a partir de jogadores que ninguém queria, como Cortez e Léo Moura. E outros, como Ramiro, em quem nem o próprio Grêmio acreditava.

E Tite? Fez um bom trabalho nas Eliminatórias. Bom, não ótimo. Dá a impressão de ótimo porque é comparado com Dunga e Felipão, seus antecessores.

Na Copa, foi mal. Qual a grande partida do Brasil? Quando foi mostrado bom futebol? E levou um baile de Roberto Martinez, treinador da Bélgica.

Tite não soube fazer Neymar render bem. E manteve-se sempre fiel só sei esquema. Aí está a grande diferença. Renato ganhou a Libertadores brilhantemente, com Artur e Luan. Tite não os levou ao Mundial. Preferiu Fred machucado e Taison.

Para mim, não há comparação. Renato é bem melhor.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.