Topo

Menon

Santos atropela o São Paulo. Aula de Sampaoli

Menon

27/01/2019 18h01

O Santos foi muito superior ao São Paulo. Física e taticamente. Sampaoli mandou no jogo e fez com que Jardine apenas reagisse. De forma atrasada.

O primeiro tempo mostrou o Santos com muito mais posse de bola. Marcação na saída de bola. Muito mais intenso. O gol demorou a sair por conta de duas defesas de Volpi. E só veio depois de uma – mais uma – "nenezice". Uma falta fora da jogada. Gol de Luís Felipe.

Jardine fez o primeiro movimento tático. Tirou Helinho (novamente muito mal) e colocou Diego Souza.

Dois problemas: 1) Nenê foi para a direita. Nada de recomposição. 2) O time ficou com dois blocos distantes, porque Jucilei e Hudson são lentos na transição.

São problemas que veem de longe. Jardine já deveria conhecer.

Sampaoli reagiu prontamente. Brilhantemente. Colocou Aguillar e ficou com três zagueiros para segurar Pablo e Diego Souza. E armou o contra-ataque pelos lados do campo.

Faltava um homem de área e ele colocou Cardoso.

Tudo certo.

O contra-ataque anunciado virou gol aos 20 minutos.

Jardine demorou a reagir. Dez minutos. Fez o certo: colocou Liziero para ter transição e Brenner para ter contra-ataque.

Os treinadores estão rodando os elencos. Correto, mas Jardine precisa entender que Helinho não dá. Por enquanto. E que Liziero precisa ser titular.

Sampaoli não precisa entender nada. Já entendeu tudo.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.