Topo

Menon

São Paulo contra um Cordobazo

Menon

06/02/2019 19h25

Há 50 anos, em maio de 1969, Cordoba foi tomada por um fortíssimo movimento popular, de enfrentamento à Ditadura de então. O movimento foi determinante para o enfraquecimento do regime, que precisou realizar eleições em 1973. Foi o Cordobazo.

"Nossa chance é um cordobazo hoje", me diz a solícita Soledad, quee levou até a minha cabine no estádio Mário Alberto Kempes.

Pressão desde o início, apostando muito na dupla Moreno e Palácios. E com os hinchas lotando o estádio. E gritando muito.

A fonte não é confiável, mas algumas pessoas com quem conversei disseram que o estádio é muito grande para a torcida do Talleres. Por que não são confiáveis? São torcedores de Belgrano, o maior rival. Instituto e Racing de Córdoba estão em divisões secundárias.

A partida é motivo de orgulho para os torcedores e dirigentes. É um jogo de Libertadores, o que ocorreu pela última vez há 17 anos, com um empate contra o River Plate, com o Talleres já eliminado.

Para enfrentar o Cordobazo, o São Paulo não pode demonstrar medo. Jogar de igual e torcer por uma boa transição no meio-campo, grande problema desse São Paulo de Jardine, que ainda tem muito pouco de Jardine.

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.