Topo

Menon

Corinthians tem a tabela mais dura até a parada. Palmeiras, a mais fácil

Menon

29/04/2019 18h01

O Campeonato Brasileiro vai parar na sua nona rodada, que termina dia 13 de junho, até o dia 14 de julho, quando começa a décima rodada. Pausa para a Copa América.

Até lá, os clubes têm uma estratégia definida: estar entre os líderes. Se não em primeiro lugar, a poucos pontos do líder. Então, com um mês de folga, aprofundar treinamentos, sanar dificuldades e trazer reforços. É importante estar no bolo.

O caminho até a parada é mais difícil para Corinthians e mais fácil para Palmeiras.

Leia também

Como determinar?

Busquei como base de dados, um ranking feito pelos blogueiros do UOL, eu incluído. Todos indicaram quatro favoritos ao título, cinco à Libertadores, cinco à Sul-Americana e seis ao rebaixamento. Cada indicação ao título valia quatro pontos, três para a Libertadores, dois para a Sul-americana e um para o rebaixamento. O máximo de pontos possível era 44, o mínimo, 11.

Os nove principais foram: Flamengo (44), Palmeiras (43), Cruzeiro (42), Grêmio (40), Inter (35), Corinthians (34), Santos (33), São Paulo (32) e Furacão (30).

Os outros: Galo e Flu, 20, Vasco, 21, Bahia, 20, Fortaleza, 17, ChapecoenseBotafogo e Ceará, 15, Goiás, 13, CSA e Avaí, 11.

A partir daí, analisei o caminho dos nove favoritos até a nona rodada. A cada jogo, somei o número de pontos do rival. Enfrentar o Flamengo significa 44 pontos. Enfrentar o Avaí, 11.

O Corinthians enfrentará 246 pontos. É a trilha mais dura, seguida do Inter e Santos, com 245. É lógico que o ranking é um indicativo e não uma definição. Um time que está mal pode começar a ganhar de todo mundo e um que está cotado ao título, pode começar a perder, o que mudaria muita coisa. E também não se leva em consideração o mando de jogo.

Assista aos gols da rodada do Brasileirão

UOL Esporte

Então, vamos lá.

Corinthians – 246 pontos – As três primeiras rodadas seriam suaves, contra Bahia, Chapecoense e Vasco. Bom para deslanchar, mas já veio uma derrota logo na primeira rodada. Ainda virão Grêmio e Cruzeiro, candidatos ao título e Santos, São Paulo e Furacão, rivais na luta pela Libertadores. E o Goiás, em casa. Refresco? Pelo ranking, sim. Mas foi o time que derrotou o Flu, fora de casa.

Inter – 245 pontos – É o time que tem três rivais duríssimos a partir de agora: Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro. Na primeira rodada, perdeu para a Chapecoense. Ainda pega o Santos, rival pela Libertadores.

Santos – 245 pontos – Começou com uma vitória espetacular contra o Gremio, fora de casa. Terá ainda Palmeiras, Inter e Corinthians.

Furacão – 230 pontos – Tem um início fácil, mas depois pegará Palmeiras, Flamengo e Corinthians.

Flamengo – 228 pontos – Já passou pelo Cruzeiro, rival pelo título, e terá três candidatos à Libertadores: Inter, Furacão e São Paulo.

Cruzeiro – 228 pontos – Estreou perdendo para o rival Flamengo e terá Inter, São Paulo e Corinthians;

São Paulo – 219 pontos – Começou cumprindo a lição de casa contra o Botafogo, pega o Goiás e depois o Flamengo, maior candidato ao título. Enfrentará ainda Corinthians e Cruzeiro.

Grêmio – 191 – É um caminho fácil, mas que começou com um tropeço em casa contra o Santos. Não enfrenta nenhum candidato ao título e o mais difícil que tem pela frente é o Corinthians.

Palmeiras – 190 – Nas nove primeiras rodadas, enfrenta cinco times que estão entre os sete com pior pontuação. Já goleou o Fortaleza, visita o CSA, o Botafogo, a Chape e recebe o Avaí. Não enfrenta nenhum candidato ao título e os jogos mais difíceis serão, hipoteticamente, contra Inter, Santos e Furacão.

Números são números. Futebol é outra coisa, se joga em campo. Vamos esperar o final da nona rodada, para termos uma visão se a análise dos blogueiros estava correta.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.