Topo

Menon

Flamengo acerta com Jorge Jesus. Muito

Menon

01/06/2019 11h23

O Flamengo fez uma opção corretíssima ao contratar o português Jorge Jesus para o lugar do brasileiro Abel Braga. Pelo que Jesus é e pelo que os brasileiros não são.

Começando pela negativa. O que se pode esperar dos treinadores brasileiros? Quase nada, exceção a Scolari, Carille,   Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Thiago Nunes e Fernando Diniz?

E o que se pode esperar de treinadores brasileiros desempregados? Nada, nadica de nada. Basta lembrar como a tal nova geração naufragou, de A (Alberto Valentim) a Z (Zé Ricardo).

Então, a opção por um treinador estrangeiro, com novas idéias, soa como algo extremamente natural.

E Jesus tem currículo. Ganhou títulos no Benfica e foi a duas finais da Liga Europa. E Portugal tem lançado bases teóricas para mudanças no futebol.

O momento também ajuda. Ele terá todo o período da parada da Copa América para trabalhar com os jogadores e implantar suas ideias. E virá com seu grupo de auxiliares. E não recebe terra arrasada, pelo menos quando se fala em resultados.

A aposta é correta.

Vai dar certo?

Depende de títulos conquistados. Sim, porque o que vale, quando se trata de Flamengo, é caneco levantado.

Desempenho é para os poetas.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.