Topo

Menon

Brasil achou o time. Ou o esquema?

Menon

22/06/2019 18h23

Vou confessar uma coisa que não tem a menor importância para a história do futebol mundial: eu não gosto do 4-2-3-1. Menos ainda quando o time coloca os laterais pelo meio e deixa os pontas com todo o corredor. O jogo fica um eterno 1 x 1. Me marca que eu te marco. Laterais e pontas jogando em linha reta, combinado corredores de 100m.

Por isso, fiquei contente com a escalação de Tite. Cebolinha aberto na esquerda. Coutinho, Jesus e Firmino com muita movimentação. Sempre alguém na direita. Um deles ou Daniel Alves.

Foi, a meu ver, a chave para um grande domínio do Brasil, após um início tenso. Casemiro fez o primeiro, pouco depois de levar um cartão amarelo.

E o Peru se desmanchou. E o Brasil desmanchou o Peru. Com ajuda de Gallese. E com mérito de Firmino. Depois, o lindo gol de Cebolinha, que Willian copiou na quinta conquista.

Interessante notar como os brasileiros fazem bem essa jogada, de ir para o meio e chutar no ângulo. Somos todos Robben.

O quarto gol foi o mais bonito, pela construção coletiva. Passes trocados pelo meio e a chegada de Daniel Alves, pela direita. Um gol que não viria se estivesse ali um poste. Sem ninguém fixo, o espaço foi mais bem ocupado.

O jogo deixou um cheiro de 1989 no ar. Então, também na Copa América, o Brasil era muito vaiado na Bahia. A torcida do Bahia estava magoada pelo corte de Charles, centroavante do time campeão brasileiro do ano anterior.

Enfim, Lazaroni, o treinador, optou pela dupla Bebeto e Romário e conseguiu o título com vitórias sobre Argentina e Uruguai.

Não sei se Tite achou "o time". Richarlison poderia jogar. Mas, tomara que tenha achado o esquema. Para meu gosto, é o melhor.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.