Topo

Menon

Marta, ganhe por milhares de martinhas

Menon

23/06/2019 11h24

Marta,

O título do texto, deixe-me explicar, não é uma exigência. Ou cobrança.

Ninguém tem o direito de exigir vitórias de vocês. Muito menos de exigir títulos. Fazer análise isenta, sim. Prova de respeito. Chapa-branca só atrapalha.

O título também não é um pedido. Como assim? Pedir para uma campeã vencer é redundante. Quase ofensa. Ninguém mais do que você deseja vencer.

O título da matéria, e ela também, por supuesto, expressam apenas um desejo e uma torcida. Milhões estão torcendo por vocês. Então, por que falo milhares e não milhões?

Falo de garotas que sonham ser martas, cristiana e formigas. Garotas de Dois Riachos ou de Aguaí. Garotas que ainda sofrem com os mesmos preconceitos que você superou. E enfrentam as mesmas adversidades que você triturou.

Mas a notícia boa é que as placas tectônicas estão se movendo. A CBF fará campeonato brasileiro feminino. Os times grandes estão obrigados a manterem equipe. Vai ter sub-20 também. E, no plano geral, nunca houve tanta visibilidade.

Então, a hora é agora. Cada gol seu e de suas colegas significará muito mais que um passo rumo ao título. Significará a liberdade mais próxima para milhares de garotas que sonham apenas em trabalhar e ganhar a vida jogando futebol. Uma profissão honrada como tantas outras.

Sorte, Marta.

Você merece.

As martinhas, futuras Martas, também.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.