Topo

Menon

Cebolinha, novo xodó e grande acerto de Tite

Menon

26/06/2019 12h18

Cebolinha tem tudo para ser o novo xodó da torcida brasileira.

Tem um jogo agressivo e muito eficiente. Pela esquerda, onde muitas vezes está Neymar, um jogador que perdeu muito da admiração popular. Olho, para mim, Neymar joga muita bola e deve ser o titular, mas Cebolinha está aí. Serve como um "presta atenção" ao craque.

Cebolinha tem o protótipo do que o torcedor adora chamar de "humilde", como se realmente conhecesse o jogador. E como se humildade fosse atributo necessário para se jogar bem.

Mas a tal humildade serve – e é importante – para que se tenha uma conexão afetiva com a torcida.

Pertencimento. Ele joga no Brasil e é acompanhado mais de perto pela parte da torcida que não vê campeonatos de outros países.

E ganhou a posição em campo, contra um David Neres que também é muito bom jogador.

Cebolinha é nordestino. Nunca jogou em São Paulo, Minas e Rio, o que o afasta de restriçôes e implicâncias. É ídolo no Grêmio. Só os colorados, a princípio, seriam contra.

Que princípio? O maravilhoso princípio de secar o jogador de seu rival. Algo sagrado, que sustenta a paixão popular.

Tudo isso é importante, mas o fundamental é que Cebolinha joga bola. Muita bola. Seu futebol e tudo o que o envolve, ajudam a seleção dentro de campo e também fora.

Tem frescor e conexão com a galera. Tudo que a seleção de Tite estava precisando.

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.