Topo
Blog do Menon

Blog do Menon

Categorias

Histórico

Cotia, fundamental e enganosa

Menon

2011-07-20T19:18:32

11/07/2019 18h32

O São Paulo, mesmo antes de Cotia, tem um trabalho exemplar de revelação de jogadores. Uma hipotética seleção teria condições técnicas para disputar, com bons resultados, uma Copa do Mundo.

Vamos lá?

Ceni, Cafu, Jurandir, Dias e André Luis; Casemiro, Muller (Silas) e Kaká, Lucas (Muller), Serginho e Zé Sérgio. Se voltarmos aos anos 50, podemos acrescentar Mauro e José Carlos Bauer, o Monstro do Maracanã.

São seis campeões mundiais. Um vice-campeão mundial. Um melhor jogador do mundo. Um vencedor da Liga dos Campeões. Quatro campeões mundiais Interclubes. Doze participantes de Copas do Mundo.

Não listei Hulk e Ederson, com breves passagens por Cotia.

As revelações continuam: David Neres e Éder Militão estão presentes no novo ciclo da seleção brasileira.

É evidente que o trabalho de base é fundamental para o São Paulo. A história mostra. O presente também.

O problema é que o sucesso recorrente faz com que torcedores sonhem com um Cotia F.C. Onze titulares cotianos. Expectativas altas que servem apenas para criar ilusões e pressão para jogadores.

Bastou o UOL fazer uma matéria sobre a possibilidade de Igor Gomes e Lucas Fernandes serem utilizados mais atrás, qualificando a saída de bola, para os torcedores sonharem com Pirlo e Pogba.

Lucas Fernandes jogou muito bem na posição no recente campeonato português, é o argumento. Jogou bem? Atuou pelo Portimonense, que ficou em 12° lugar. Jogou bem? E não fizeram uma oferta? Nenhum clube português se interessou?

Outros pedem a volta de Shaylon, para também jogar como volante de saída. Ora, Shaylon não consegue ser titular no Bahia. O time está ótimo e ele não joga.

Liziero, com muitas contusões, não conseguiu se firmar ainda e já querem colocar Igor Gomes, Shaylon, Lucas Fernandes e Gabriel Sara na posição.

Diego nem estreou e já é cantado como titular. Ora, e o Luan, que está dando conta da posição.

Existe torcedor do São Paulo que lamenta o fracasso de Foguete, Banguelê, Paulinho Boia, Inácio, Pedro Henrique, Bissoli e tantos outros. Sérgio Mota. Lembram?  Mirrai?

Cotia revela muita gente boa. Mas, o que é revelação? É a pepita de ouro solitária que aparece na centésima bateia. Ou, então, pirita. Nada mais.

O São Paulo tem um grande número de bons jovens integrados ao elenco profissional. Rodrigo Nestor, o melhor de todos, ainda não. Tirando Anthony, Liziero e Luan, os outros são para o ano que vem. Não adianta apressar.

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

Mais Blog do Menon