Topo
Blog do Menon

Blog do Menon

Categorias

Histórico

Diniz não pode ser refém de Juanfran e Hernanes

Menon

18/10/2019 14h20

OS PROBLEMAS

O São Paulo utiliza pouco as laterais do campo.

O São Paulo tem uma transição muito lenta, pelo meio.

AS CAUSAS

Primeiro, falemos da ausência de amplitude. Há falta de  jogadores adequados para a função. Antony, por exemplo, prefere derivar pelo meio. Usa a faixa lateral praticamente apenas para ajudar o lateral. O lance contra o Fortaleza, quando cruzou para a chegada de Igor Gomes é pouco usual. Vitor Bueno também. Tchê Tchê não vai ao fundo.

As contusões atrapalham. Everton é a ausência mais sentida. Toró e Rojas também. Helinho empacou. Pato pode ser a solução, mas, como Pablo, está contundido, ele não atua aberto e, sim, pelo meio.

E a transição lenta? Luan, Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes não fazem constantemente.

A SOLUÇÃO?

Alguém falou Igor Vinícius, Liziero ou Igor Gomes?

O ENTRAVE

Fernando Diniz utiliza primordialmente Juanfran e Hernanes. Juanfran é bom. Hernanes é grande. E não estão jogando mal. Mas, no esquema atual, são os elos mais fracos. Não têm velocidade.

O treinador não é obrigado a escalá-los sempre. Não deve escalá-los sempre nesse esquema. Pode tentar Igor Vinícius na segunda linha, com Antony na esquerda. Ou, pelo meio. Pode ter três zagueiros (os dois e Juanfran) e liberar Igor Vinícius e Reinaldo…

Para a entrada de Igor Gomes ou Liziero, pode sacrificar Tchê Tchê e manter Hernanes. Ou recuar Hernanes. Ou sacar Hernanes, por quê não?

CONCLUSÃO

Antes de se tornar autoral, um treinador tem uma missão mais simples: detectar e resolver problemas. E não adianta repetir sempre as mesmas soluções, os mesmos remédios.

 

 

 

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Menon