Topo
Blog do Menon

Blog do Menon

Categorias

Histórico

Renato é extraordinário. Nada deve a Jesus

Menon

23/10/2019 17h09

Renato ou Jorge Jesus. O que vocês pensam?

Sejam claros na resposta, porque eu vou enrolar um pouco. Fico na coluna do meio.

A passagem de Jorge Jesus pelo futebol brasileiro será eterna, mesmo que dure pouco. Vai marcar época com o título do Brasileiro. Ninguém dúvida que ele virá, não é?

E Renato Gaúcho? Nada deve ao português. Ele chegou ao Grêmio em 2016, sob muita desconfiança. Era o Renato da Praia, o Renato desempregado havia dois anos.

Ninguém lembrava da Copa do Brasil de 2007, vencida pelo Fluminense sob seu comando. E o vice na Libertadores do ano seguinte.

E Renato surpreendeu a todos. Venceu a Copa do Brasil, dois Gaúchos e a Libertadores 2017. E a Recopa 2018.

O Grêmio de 2017 é um time memorável. Pode muito bem ser comparado ao atual Flamengo, que entra como favorito hoje.

Renato, o Rei da Praia, montou um Grêmio referência. Um time que trata bem a bola, que constrói o jogo desde a defesa. Na terra de Dunga e Dinho, optou pelo estilo Falcão e Carpegiani. O Grêmio brilhou com Maicon e Arthur. E agora, com Matheus Henrique e Maicon.

Arthur (lançado por Felipão) Matheus Henrique, jovens revelados por Renato. Como Jean Pyerre, Pepê.

Lançador de jovens e recuperador de desacreditados como Léo Moura e Cortez, Renato fez muito com muito menos do que tem Jesus. Um fato, um registro, nada de comparação.

Hoje, os destinos de Renato e Jesus se entrelaçam. Quem ganhar, ganhará de um grande técnico. Quem perder, perderá para um ótimo treinador.

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog do Menon