Blog do Menon https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar. Aqui, no Uol, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros. Wed, 22 Jan 2020 14:28:33 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Fernando Diniz deve dar Graças a Deus https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/08/fernando-diniz-deve-dar-gracas-a-deus/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/08/fernando-diniz-deve-dar-gracas-a-deus/#respond Wed, 08 Jan 2020 18:54:49 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14081

Não há, no futebol brasileiro, alguém que tenha mais a agradecer e comemorar do que Fernando Diniz.

Depois de uma passagem pavorosa pelo Fluminense (deixou herança terrível para Oswaldo e Marcão), conseguiu emprego no São Paulo.

Teve desempenho apagado, assumiu em sexto e em sexto ficou, e, mesmo assim, foi mantido.

Escapou da onda de demissões e da nova tendência de contratação de treinadores estrangeiros.

Vai disputar uma Libertadores, competição de altíssimo nível.

Recebeu a confirmação de Tiago Volpi, um dos melhores goleiros do Brasil, de Vitor Bueno (que cresceu muito sob seu comando) e de Igor Vinícius, revelação de bom futebol. Foram contratados.

Terá um bom tempo de preparação para a Libertadores. Se quiser, tem uma garotada boa para dar conta do Paulistão.

Tem, ainda, um bom elenco nas mãos. Poucos treinadores têm.

Enfim, tem emprego em um meio com poucas vagas qualificadas (15 no máximo), tem tempo para trabalhar e cumprir tarefas primordiais.

Quais são?

1) Recuperar Pato, Pablo e Hernanes, que renderam muito pouco no ano passado. Para isso, é preciso enfrentar problemas táticos, técnicos e psicólogicos.

2) – Recuperar Helinho, Brenner e Shaylon, promessas da base que não se confirmaram. É precisam que rendam, futebolística ou pecuniariamente falando.

3) – Montar um time que renda muito mais que no ano passado. Jogadores, tem. Não precisa de mais nada.

É uma tarefa difícil? Não é. Talvez esteja acima de suas qualidades, mas é uma oportunidade de trabalho muito acima do que seu currículo, em dez anos de trabalho, merece.

Como diria o genial Hyldon. “Jogue suas mãos para o céu e agradeça…”.

 

]]>
0
São Paulo brinca com fogo e manda mensagem errada https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/07/sao-paulo-brinca-com-fogo-e-manda-mensagem-errada/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/07/sao-paulo-brinca-com-fogo-e-manda-mensagem-errada/#respond Tue, 07 Jan 2020 07:00:54 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14078 O São Paulo tinha reapresentação marcada para dia 6. Mudou para amanhã, dia 8.

Não vai perder nenhum título por causa disso. Também não vai ganhar. Não fará um Paulista melhor ou pior por conta da mudança.

Então, por que a mudança de dois dias é um erro?

Porque reforça, junto à torcida, a imagem deixada no ano passado: um time que não sofre com derrotas. Um elenco de acomodados.

E não há dúvida que, mesmo se houver exagero na avaliação da torcida, há dados que o justificam.

É só lembrar que em momentos cruciais do campeonato, o São Paulo perdeu, em casa, para Goiás, Fluminense e Furacão. Além de empatar com o CSA.

Um novo ano deveria começar com uma nova imagem, uma nova mensagem. Não, o anúncio é: teremos mais do mesmo.

Os jogadores que não atuaram na última rodada, contra o CSA, já deveriam estar trabalhando. A torcida teria uma boa novidade. Mas, quem liga para a torcida?

 

]]>
0
Tiago Nunes é refém do Modelo https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/06/tiago-nunes-e-refem-do-modelo/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/06/tiago-nunes-e-refem-do-modelo/#respond Mon, 06 Jan 2020 19:55:35 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14074 Tiago Nunes assumiu o posto no Corinthians e determinou a saída de Jadson e Ralf, dois ídolos recentes do clube.

Nada contra afastar jogadores. Nada é eterno. E os dois já não jogavam como antes, principalmente Jadson.

O que incomoda é a justificativa. Não se adaptam ao meu modelo. É claro que um treinador tenha seu estilo, seu esquema, seu modelo, mas não pode ser refém dele.

Não pode escolher soldadinhos de chumbo que façam exatamente o que o rei manda. É preciso ter variações, é preciso ter jogadores capazes de subverter todo o modelo, no dia em que o modelo não estiver funcionando.

Não é o caso de Jadson e de Ralf. É apenas a tese que incomoda. Tiago se coloca acima de tudo. O que vale é o modelo.

Sorte.

 

]]>
0
Dudamel chegou. Invasão gringa é tapa na cara dos desempregados. https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/05/dudamel-chegou-invasao-gringa-e-tapa-na-cara-dos-desempregados/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/05/dudamel-chegou-invasao-gringa-e-tapa-na-cara-dos-desempregados/#respond Sun, 05 Jan 2020 12:15:36 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14067 A Venezuela ocupa o 25° lugar no ranking de seleções da FIFA.

Rafael Dudamel é venezuelano.

Ele trocou o comando da seleção pelo Atlético.

O Atlético é um time brasileiro, país com maiores conquistas mundiais.

Um venezuelano sem experiência internacional dirigir um grande clube brasileiro é um enorme sinal vermelho para nossos técnicos.

Um gigantesco farol vermelho, um SOS angustiado, um alarme de milhões de decibéis.

Dudamel, apesar do vice mundial sub-20, apesar de revelar Soteldo e Farinez, apesar de chegar duas vezes às quartas da Copa América, está sendo contratado mais pelo desânimo com os treinadores brasileiros do que por suas qualidades.

Ele vem no vácuo de Jorge Jesus, campeão brasileiro com recorde de pontos na era dos pontos corridos. Campeão da Libertadores.

Vem no vácuo de Jorge Sampaoli, vice campeão brasileiro com um futebol agradável e agressivo.

Vem na memória de Osório, Bauza e Aguirre, três estrangeiros de bom papel no São Paulo, onde tantos fracassam nos últimos tempos.

A invasão estrangeira – o Inter trouxe Coudet, que brilhou no Rosário Central e Racing – é um tapa na cara dos brasileiros.

A lista de treinadores brasileiros sem emprego é alta.

Felipão – campeão do mundo, brasileiro, da Copa do Brasil e de estaduais.
Carille –  campeão brasileiro e paulista.
Mano – campeão da Copa do Brasil. Ex-treinador da seleção.
Oswaldo de Oliveira – campeão mundial, brasileiro, estadual
Cuca – campeão da Libertadores, do Brasileiro e da Copa do Brasil.
Zé Ricardo – já dirigiu Flamengo, Vasco, Botafogo e Inter.
Jair Ventura – já dirigiu Botafogo, Santos e Corinthians.
Marcelo Oliveira – campeão brasileiro e da Copa do Brasil
Vagner Mancini – ganhador da Copa do Brasil
Ricardo Gomes – já dirigiu São Paulo, Fluminense e Vasco.
Celso Roth – campeão da Libertadores
Falcao – ex-treinador da seleção brasileira
Lisca – ex-treinador do Inter
Dunga – ex-treinador da seleção brasileira.

A luta pela recolocação será maior. Os exemplos são claros. Antes de Dudamel, o Galo tentou Sampaoli. Não foi Cuca, que o comandou na maior conquista de sua história. Não foi Felipão, não foi Carille…

A culpa é dos próprios técnicos brasileiros, que não saem de sua bolha. Não se renovam. Não ousam. Continuam sempre na tática do cobertor curto: se a gente estiver perdendo, atacamos, se a gente estiver ganhando, defendemos.

Quais são os auxiliares de nossos treinadores? O que eles acrescentam, além de fidelidade canina? Tite e seu filho Mateus, Cuca e seu irmão Cuquinha, Felipão e Murtosa ou Paulo Turra, com seus enormes fones, Marcelo Oliveira e Tico, Mano e Sidnei?

São parentes ou velhos conhecidos, cuja maior qualidade é o fato de não ameaçarem. São fiéis, não traem. Afinal, quando e onde  conseguiriam salários em torno de R$ 100 mil mensais?

Tudo estava muito bom para os treinadores brasileiros. Vou mal no Cruzeiro, vou para o Palmeiras. Vou mal no Palmeiras, o Santos está aí, fracasso no Santos e o São Paulo me acolhe.

Agora, mudou. Abel ainda consegue o Vasco, após más passagens por Flamengo e Cruzeiro, o Botafogo ainda aposta em Valentim, que foi péssimo no Avaí, mas a concorrência aumentou. Além de Jesus e Jesualdo, além de Coudet e Dudamel, há muitos nomes na agenda.

Os brasileiros precisam mudar também. Ou perderão mercado a cada dia. Terão de levar seus prestimosos auxiliares ao Japão, Arábia Saudita, Kuwait, países que ainda acolhem brasileiros.

Ou, então, buscarem a Série B.

]]>
0
Um Reinier vale dois Antonys. É o fator Flamengo https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/04/um-reinier-vale-dois-antonys-e-o-fator-flamengo/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/04/um-reinier-vale-dois-antonys-e-o-fator-flamengo/#respond Sat, 04 Jan 2020 14:37:44 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14065 O Flamengo está vendendo Reinier por 28 milhões de euros. O São Paulo sonha vender Antony por 20 milhões, mas, até agora, recebeu ofertas em torno de 14 milhões.

Antony vale metade de Reinier. É o que o mercado está dizendo. E, futebolisticamente falando?

É difícil prever o que um jogador nessa idade pode render. Pode dar certo ou não. Dar certo, no caso, é atingir as expectativas colocadas sobre o futuro de uma criança. Vinícius Jr, por exemplo, joga muita bola, mas o Real esperava mais do seu atual momento.

Assim, fica complicado dizer se Reinier, no futuro próximo, será duas vezes melhor que Antony.

E no presente? Ambos têm sucesso nas seleções de base. E no Brasileirão, Antony jogou mais vezes, foi mais constante.

Qual a diferença, então? O que explica pagar duas vezes mais por um jogador, se, até agora, mostram destaque semelhante e o futuro ninguém sabe?

O Flamengo, é lógico.

As campanhas fantásticas de 2019 colocam os jogadores em maior evidência. Um gol na Libertadores vale muito.

Não é só isso. É a grife. Muito merecida, aliás. Não interessa quantas vezes o raio caia na Vila Belmiro, o Flamengo passa a ser sinônimo de qualidade.

Todo mundo quer jogador do maior clube do Brasil.

Todo mundo quer jogar no maior clube do Brasil. Vide Gustavo Henrique.

É domínio que chama. Quem quiser encarar, que corra atrás. O Flamengo trabalhou bem e chegou ao topo. Os outros que se virem.

 

]]>
0
Jorge Jesus: argumento correto e contraditório https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/03/jorge-jesus-argumento-correto-e-contraditorio/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/03/jorge-jesus-argumento-correto-e-contraditorio/#respond Fri, 03 Jan 2020 07:00:59 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14061 Jorge Jesus afirmou ao site Record, de Portugal, que o excesso de jogos durante o ano prejudicou o Flamengo na disputa do título mundial contra o Liverpool. “Se nós tivéssemos 27 jogos e eles 80, seríamos campeões”.

Não tenho a certeza que ele tem, mas é claro que as chances seriam maiores. Mais descansado, teria mais chances contra o rival.

Claríssimo. Correto.

Mas é contraditório também. Jesus foi muito elogiado por não poupar o time e nem os jogadores durante o ano. Manteve força e intensidades máximas até o penúltimo jogo. Não optou por um campeonato. Apostou na grandeza do Flamengo e venceu ambos, Brasileiro e Libertadores.

A meu ver, foi uma das grandes lições que deu aos nossos treinadores brasileiros, sempre prontos a tratar o Brasileiro com desprezo. Poupando sete, oito, nove jogadores antes de um jogo de Copa do Brasil.

(Aliás, só para lembrar, Maurício Barbieri era muito criticado exatamente por não poupar.)

Jesus reclama de cansaço, mas nunca pensou em descansar, o que considero um mérito. Então, soa contraditório o seu correto lamento.

]]>
0
Messi vai superar Pelé. Vai mesmo? https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/02/messi-vai-superar-pele-vai-mesmo/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/02/messi-vai-superar-pele-vai-mesmo/#respond Thu, 02 Jan 2020 14:30:04 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14053 Messi tem 618 gols em jogos oficiais. Pelé tem 643 e certamente será superado ainda em 2020. O que são 26 gols em um ano para Lionel?

Eu considero Pelé o melhor jogador de todos os tempos. Sua aparição, aos 17 anos, em um Mundial, é inigualável.

Mas eu não vejo Pelé insuperável. Pode aparecer outro gênio, sem dúvida. E Messi é um gênio, como Maradona.

Acho perfeitamente normal alguém considerar Messi maior que Pelé. Nenhuma heresia. Mas considero o critério de gols oficiais bem questionável.

Por que não contar gols em amistosos? O Santos fazia excursões semestrais à Europa, em detrimento a Libertadores. Enfrentava grandes equipes. E sempre em piores condições físicas. Ia de país a país jogar contra times descansados. E muito motivados. Não eram jogos de festa.

Outro argumento questionável contra Pelé é o da importância dos jogos. Messi enfrenta adversários duríssimos na Europa, enquanto Pelé jogava campeonato paulista, Rio-São Paulo e Copa do Brasil.

É verdade. E não é. Nos anos 60, os jogadores brasileiros raramente iam para a Europa. Ficavam por aqui. As exceções eram Julinho Botelho, Evaristo, Mazzola, Vavá, Canário e poucos outros.

De 1958 a 1970, Pelé enfrentou os maiores jogadores do mundo. Ganhadores de três Copas em 12 anos. Castilho, Djalma Santos, De Sordi, Mauro, Bellini, Orlando Peçanha, Zózimo, Nílton Santos, Altair, Dino, Gerson, Rivellino, Didi, Garrincha, Tostão, Amarildo, Jairzinho, Ademir da Guia, Servílio, Chinesinho e muitos outros. Aqui, estavam os melhores. Comparáveis às Europa, de Di Stefano, Puskás, Kopa, Gento…

Enfrentou o Boca, de Marzolini, Rojas, Sanfilippo, o River de Más, Artime (também no Palmeiras), o Penarol de Pedro Rocha, Spencer, Joya.

Enfim, há muitos argumentos a favor de Pelé e a favor de Messi. E futebol não é ciência exata. Gosto não se discute.

Eu, caipira de Aguaí, vi os dois jogarem. Pelé, poucas vezes ao vivo. E, na televisão, brilhando em Mundiais. Messi, poucas vezes ao vivo. Não dei muita sorte, mas estava lá, no seu primeiro gol em Copas. Pela televisão, é este deslumbramento semanal.

Dois gênios.

Eu ainda prefiro Pelé. Tão genial quanto, mas mais forte. E, mais decisivo em Copas, algo que considero muito importante.

E quem prefere Messi, está muito bem acompanhado.

]]>
0
São Paulo renova com Urbano. Torcida precisa comemorar https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/01/sao-paulo-renova-com-urbano-torcida-precisa-comemorar/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2020/01/01/sao-paulo-renova-com-urbano-torcida-precisa-comemorar/#respond Wed, 01 Jan 2020 17:43:58 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14050 O São Paulo vai anunciar amanhã, 2 de janeiro, a renovação de contrato de patrocínio com a Urbano, para futebol, futebol feminino e basquete. O novo contrato tem a duração de um ano.

As negociações para a renovação dos contratos com banco Inter, AOC e MRV continuam. Eles vencerão em abril.

A torcida deveria comemorar. A situação financeira do clube não é boa e há a necessidade ainda de venda de jogadores para enfrentar o déficit.

Uma frase recorrente em torcedores de futebol é algo do tipo: “clube não é banco e eu não sou acionista. Pode dever, o que eu quero é título”.

No caso do São Paulo, não. É preciso comemorar cada centavo conquistado, para que a sombra do Cruzeiro, quebrado, seja apenas uma sombra e nada mais.

É preciso de acostumar. Se Walce e Antony não forem vendidos agora, serão após o Torneio Pré-Olímpico. E a diretoria estará agindo de forma correta.

Basta fazer um raciocínio. Um time que deve R$ 180 milhões, pode recusar R$ 36 milhões (20% do total) por um zagueiro com cinco jogos como profissional?

Deveria poder, mas não pode. Poderia se não tivesse gasto com Diego Souza, Jean, Pato, Juanfran, Daniel Alves….

Se a diretoria errou, está acertando agora.

]]>
0
2020 terá Flamengo ainda melhor https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/12/31/2020-tera-flamengo-ainda-melhor/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/12/31/2020-tera-flamengo-ainda-melhor/#respond Tue, 31 Dec 2019 13:29:43 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14047 Gustavo Henrique é melhor que Rhodolfo, com ou sem agá.

Pedro Rocha é melhor que Berrío.

Thiago Maia, se vier, é melhor que Piris da Mota.

Pedro é muito bom.

O Flamengo está polindo seu elenco. Está se fortalecendo para ter um grupo mais equilibrado. Para evitar surpresas como Rodinei.

Evitar surpresas é fundamental para quem está tão à frente dos outros. Os outros é que precisam correr atrás do time de Jesus, que continuará. O que é outro grande reforço.

O Flamengo, com mais técnico, com mais time, com mais torcida e mais dinheiro é, realmente, o grande favorito do futebol brasileiro.

E, se nada disso for verdade, basta ver a situação dos outros. Sem dinheiro e sofrendo assédio do Red Bull.

 

]]>
0
Futebol precisa ser mais alegria e menos business (Paulo Batista) https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/12/30/futebol-precisa-ser-mais-alegria-e-menos-business-paulo-batista/ https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2019/12/30/futebol-precisa-ser-mais-alegria-e-menos-business-paulo-batista/#respond Mon, 30 Dec 2019 21:57:34 +0000 https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/?p=14044

]]>
0