Topo

Críticas injustas a Paulo André e Alex. Falta bom senso

Menon

07/11/2013 11h40

Quando alguém assume uma posiçao, passa a ser cobrado. Até por coisas que nada tem a ver com o que assumiu. É o que tem acontecido com Paulo André e Alex, dois dos líderes do Bom Senso F.C

De Paulo André, reclamam que é pintor. Filófoso. Pensador. Como se tudo isso fosse um crime. Como se a um jogador fosse reservado apenas e sempre o papel de animador das massas, de artista aos domingos, de alienado eterno. É um tipo de preconceito às avessas. O sujeito é condenado porque fala bem e porque se interessa por outras coisas além da profissão. Se Paulo André fosse presidente do Brasil e Lula um jogador de futebol não haveria críticas. Ou seja, aos iluminados pela educação formal está reservado o direito de governar o País. Aos outros, o jogo de bola.

Pretendem imputar à dedicação do zagueiro ao Bom Senso parte do péssimo momento que vive o Corinthians. Oportunismo puro. Jogador faz muita coisa errada fora do horário de treino e de jogo. E agora quando um deles se dedica a melhorar o futebol vai ser criticado por isso? E é só olhar o Corinthians. Tem pelo menos uns 20 problemas maiores que o Bom Senso por lá.

Com Bom Senso ou não, Paulo André será sempre um zagueiro de boa qualidade. Nunca irá para a Seleção, mas também nunca será driblado com facilidade, apesar de uma certa lentidão.

O que se deve questionar em Paulo André e sua posição sobre as eleições na CBF? Ele será um anticandidato? Ele apoiará Andrés Sanchez? Quando tudo se desenrolar, saberemos o tamanho da ligação dele com o ex-presidente do Corinthians. E, aliás, se apoiar Andrés, é uma opção dele. Tem o direito de faze-la embora eu não concorde com ela.

Qual a posição de Paulo André sobre as dúvidas existentes em relação ao Itaqueerão?

Quanto a Alex, as críticas vieram por conta de uma entrevista à revista Placar. Ele disse que "não interessa se o cara é viado ou se bate na mulher", interessa o que faz em campo.

Quanto a bater na mulher, é evidente que há um desacordo com isso. Se ele diz que não interessa se o cara bate na mulher, está implícito que desaprova quem bate em mulher. Mas que o campo de futebol não é o foro para se discutir isso.

A frase me parece mal construída. Dá a impressão de que ele "aceita" espancadores e homossexuais, como se a definição sexual de uma pessoa fosse algo errado como bater em uma mulher.

Acho que foi apenas algo mal colocado.

Não vejo nenhum preconceito aí. Ele disse que nunca conheceu um jogador homossexual e que não se interessa pela definição sexual da pessoa.

De qualquer maneira, são críticas fora do contexto. Mesmo que fossem preconceituosos e pedantes – o que não são – Paulo André e Alex deveriam ser cobrados apenas por suas atitudes. E elas são motivo de orgulho, estão mudando o futebol brasileiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Críticas injustas a Paulo André e Alex. Falta bom senso - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon