Topo

São Paulo "ofereceu" Ewandro ao Furacão. E pode perder sua joia

Menon

11/09/2015 16h52

Ewandro, destaque das categorias de base, subiu para o profissional do São Paulo em 2014, após fazer seis gols na Copa São Paulo. Teve algumas chances, fez dois gols e há um mês foi emprestado ao Atlético-PR, onde tem sido escalado com mais constância e recebido elogios do treinador Milton Mendes. Já fez um gol.

Mas como o garoto mudou de ares? O Atlético, através de seus funcionários, percebeu uma boa oportunidade de negócios? Seus olheiros apostaram no bom futebol de Ewandro? Não foi bem assim. Foi o próprio São Paulo que ligou para o Furacão, falou sobre as qualidades do jogador e apontou para a possibilidade de empréstimo.

Ataíde Gil Guerreiro, vice de futebol é quem conta. "Osorio queria um jogador de mais força e vimos que Ewandro não teria chances. Então, liguei para o Petraglia (Mário Celso, presidente do clube) e falei das qualidades do garoto. Ele gostou, aceitou ficar com. E ele está indo bem lá, todos estão contentes. Tomara que dê certo, será um bem para o futebol brasileiro".

O empréstimo será até o final de 2016. Há uma cláusula que permite ao Atlético-PR ficar com o jogador, mediante um pagamento. No Paraná, diz-se que a cláusula é de 1 milhão de euros, o que é negado por Ataíde. "Não me lembro exatamente do valor, mas parece que é próximo de 4 milhões de euros", diz o vice-presidente.

Uma consulta com os responsáveis pelo empréstimo, que foi fechado em 21 de julho, confirma o valor de 1 milhão de euros, mas com uma importante e grande diferença: o Furacão ficaria com 50% dos direitos do jogador. E não tem opção de ficar com 100%.

Ou seja, os clubes passariam a ser parceiros em doses iguais dos direitos do jogador. Se Ewandro for vendido por 10 milhões de euros, o São Paulo ficará com 5 milhões e o Furacão com outros 5 milhões. Partes iguais para quem revelou e para quem recebeu o telefonema tentador.

Ataíde não acha errado o empréstimo de um jogador que o clube considera com futuro no futebol. "Não se empresta rebotalho, não se empresta jogador ruim. Eu me dou bem com o Petraglia e pode ser que depois ele me empreste um jogador dele também".

Ataíde não considera um erro de cálculo haver emprestado Ewandro e ficado com João Paulo, que nunca joga. "O João Paulo está sendo treinado e logo vai jogar. O João Schmidt também. São bons de bola e vão ter oportunidade".

Ataíde anunciou também a contratação do zagueiro Iago Maidana, de 19 anos e 1,95m, que estava no Criciúma. Ele tem passagens pela seleção brasileira sub-20.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

São Paulo "ofereceu" Ewandro ao Furacão. E pode perder sua joia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon