Topo

Sonho de Neymar volta duas casinhas

Menon

25/12/2016 10h57

Neymar tem o sonho totalmente exequível de ser o melhor jogador do mundo. Bem, para Wagner Ribeiro, ele já é. Está no topo da lista que tem Gabigol, Lucas Lima e Mateus Manso, o garoto de 12 anos que ele já começa a citar como uma mistura de Messi, Cristiano, Di Stefano, Maradona, Garrincha etc etc. O mesmo que fez com Lulinha e Thiago Luiz, exageros à parte.

Mas a vida é mais difícil que os sonhos megalomaníacos de Wagner Ribeiro. Independentemente disso, Neymar pode ser o melhor do mundo. Mesmo com o "tropeço" de 2016, que o fez voltar duas casas na pretensão.

Em 2015, o prêmio de melhor do mundo era dado em conjunto pela revista France Footbrás all e pela Fifa. Neymar ficou em terceiro lugar, atrás de Cristiano Ronaldo e de Messi. Em 2016, a revista e a Fifa decidiram fazer escolhas separadas. A France Football já anunciou seus vencedores: Cristiano Ronaldo, Messi, Griezmann, Suárez e Neymar. E a Fifa, que anunciará os vencedores em janeiro, apontou os três finalistas: Cristiano Ronaldo, Messi e Griezmann. Neymar está fora.

Uma outra eleição que me agrada muito é a do Guardian, jornal inglês. Eles acionam 124 juizes (jornalistas e ex-jogadores) de 45 países do mundo. Cada um deles monta uma lista com 40 nomes. O primeiro colocado ganha 40 pontos, o segundo, 39 e assim por diante. Em 2015, a lista tinha Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Suárez e Lewandowski. Em 2016, os cinco primeiros são: Cristiano Ronaldo, Messi, Suárez, Griezmann e Neymar.

No ano passado, Neymar havia se posicionado como um dos três melhores, atrás dos gigantes Ronaldo e Messi. Em 2016, ele perdeu posições para o francês Griezmann e o uruguaio Suárez. Ou seja, Neymar, que era o terceiro do mundo, passou a ser o quinto. Terceiro da América do Sul. E o terceiro do Barcelona.

Ser o terceiro do Barcelona é o mais preocupante para que seu sonho se realiza. Sempre considerei que estar no Barcelona seria um impulso muito grande em sua carreira, mas também seria uma trava muito grande. Chegar à Europa e jogar ao lado do melhor Messi de todos os tempos, só pode ser bom. Levou Neymar às alturas, mas….todo Messi tem dois lados. Ele te ajuda a ser ótimo, mas…como ultrapassar Messi estando ao seu lado? O mesmo vale para Cristiano Ronaldo. Messi nunca aceitaria jogar junto com Ronaldo. E Ronaldo nunca aceitaria jogar junto com Messi. Eles disputariam protagonismo. Imagina, então, um jogador jovem, vindo da América do Sul. Estaria destinado a ser coadjuvante. Foi o que restou a Neymar: ser o melhor coadjuvante possível para Messi. Algo de que foi afastado em 2016, com os gols de Suárez, o letal charrua.

Para ser o melhor do mundo, Neymar precisa superar Cristiano Ronaldo e Messi. E como fazer isso, estando ao lado de Messi? E, se alguém vai superar Ronaldo será Messi e não Neymar.

Para conquistar seu sonho, Neymar teria que ser o melhor de um time. Mais que o melhor, muito mais. Precisa ser a referência, o condutor, o capitão. O dono do time. Quem não é dono do time, não é o melhor do mundo.

Imaginemos Neymar na Inglaterra ou na Alemanha, conduzindo United ou Bayern a todos os títulos possíveis. Aí, sim, o Brasil voltaria a ter o melhor jogador do mundo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sonho de Neymar volta duas casinhas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon