Topo

Qual a fama de Emerson Sheik?

Menon

11/03/2017 15h11

A chamada da matéria diz. "Sheik diz que não deu certo no São Paulo por que o clube tem uma fama estranha". Alguma coisa assim. Nã0 me seduziu. Primeiro, porque se isso é o melhor a apresentar, tenho coisa mais produtiva a fazer. Volto ao meu livro de Lira Neto, que conta a história do samba. Não tenho vontade nenhuma de ler insinuações homofóbica e brincadeiras do tipo quarta série. Não li nem quando "acusavam" Sheik de dar um selinho em outro homem.

Outro motivo para não ler?

É mentira.

Emerson Sheik não deu certo porque era Márcio Carioca. Um jogador de futuro, mas que ainda não havia chegado aonde chegou. Seu caminho de dois gols em onze jogos, foi truncado porque ele era uma fraude. O Márcio que era Emerson tinha três ou quatro anos a mais do que mostrava a carteira de identidade. Uma vantagem física enorme quando se trata de categorias de base. Com 18 anos, ele encarava garotos de apenas 14. É fácil se sobressair assim.

Na época, 1999, e agora, 2017, continuo achando que o garoto era vítima de um sistema que permite poucas opções de ascensão social a quem é pobre. O futebol é uma delas. Ele apenas buscou um meio de subir na vida. Um meio fraudulento, mas não sou eu que vou apontar o dedo para garotos desorientados ou mal orientados.

E agora? A grande repórter Gabriela Moreira nos conta que Sheik foi condenado a pagar R$ 466 mil (mais juros) ao jogador Diguinho. Ele vendeu ao companheiro um carro que foi apreendido pela Polícia Federal depois de uma investigação de contrabando, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Qual a pior fama, Sheik?

Aquela que a vida lhe impôs, injustamente, quando você era apenas o garoto Márcio? Aquela que você impõe a outros, tentando desrespeitar um grande clube, o primeiro a lhe dar a mão? Ou a terceira, que você próprio construiu, já no final de carreira, quando pouco joga e serve mais para acender polêmicas inúteis na televisão?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Qual a fama de Emerson Sheik? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon