Topo

Flamengo e Corinthians são ajudados pela tabela, confirma matemático

Menon

03/07/2017 12h28

No dia 10 de maio, publiquei AQUI uma entrevista com o engenheiro e matemático Horacio Nelson Wendel em que ele defendia a tese de que a tabela do Campeonato Brasileiro havia sido feita para ajudar o Flamengo, primordialmente, e que o Corinthians, em segundo plano, também seria beneficiado.

Há dias, antes da última rodada, recebi uma carta dele em que mantinha sua afirmativa, dizendo que a primeira parte da previsão estava confirmada. A mensagem é a seguinte:

"Conforme minha previsão do Corinthians como segundo clube mais beneficiado da tabela da Serie A 2017, esta semana começa 4 jogos seguidos na cidade de São Paulo, contra Botafogo – Ponte Preta – Palmeiras  e Atletico PR. Ao final da rodada 14, a diferença atual de 4 pontos vai aumentar muito, vai disparar.

E o Flamengo, primeiro beneficiado na tabela, após a rodada 6 do returno, estará na cola do Corintians, ou na frente, após 5 jogos seguidos no Rio".

Na entrevista de 10 de maio, o professor Wendel previa um período de bonança para o Flamengo, por fazer dois períodos de três jogos seguidos no Rio, intercalados com uma visita ao Bahia. Cinco jogos dessa maratona favorável já foram realizados e o Flamengo conseguiu 13 pontos, um aproveitamento de 86,66%. Venceu Ponte, Chapecoense e São Paulo em casa, empatou com o Fluminense, no Maracanã, e ganhou do Bahia em Salvador. Agora, visita o Vasco e recebe o Grêmio.

O segundo período de tabela favorável ao Flamengo, segundo o professor. Os adversários serão os seguintes: Atlético-PR (casa), Botafogo (f), Sport (c) e Avaí (f).

No mesmo período, o Corinthians também tem uma tabela agradável, com Vitoria (c), Atlético-GO (c), Santos (f), Vasco (c) e São Paulo (f).

Eu considero que no final, tudo se acerta. Todo time faz 19 jogos em casa e outros 19 fora de casa. Levei esse argumento ao engenheiro e ele respondeu o seguinte:

Não é assim. Nesse segundo período, ele vence vários jogos e deslancha para o resto do campeonato. Por que não foi feito isso para Avaí, Ponte Preta ou Atletico Goianiense? Por que foi feito para o Flamengo?

A ENTREVISTA completa está aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flamengo e Corinthians são ajudados pela tabela, confirma matemático - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon