Topo

Corinthians muito na frente de Palmeiras, Santos e São Paulo

Menon

08/08/2018 05h44

Quando eu comecei no querido Popular da Tarde, fui alocado na editoria de "esportes amadores", que significava, com uma nomenclatura errada, tudo o que não era futebol. Depois, mudou para "esportes olímpicos", também errada. Futebol é olímpico também. Há mais de cem anos. Bem, não importa o nome, sempre achei que o desenvolvimento do esporte brasileiro passaria pela inserção dos "clubes de futebol" nos outros esportes. Basta ver o basquete espanhol, com Barcelona e Real Madrid. O San Lorenzo, da Argentina, com vôlei feminino e basquete masculino.

Dos clubes paulistas, o Corinthians é quem mais está nos "outros esportes". Não há comparação.

No basquete, por exemplo. Foi criado um time no ano passado para disputar a Liga Ouro, uma espécie de segunda divisão. O time foi muito bem e ganhou a competição. Atualmente, bem reforçado, está  disputando o campeonato paulista e, a partir de outubro estará no NBB, a principal competição brasileira. Trouxe jogadores consagrados como Guilherme Giovanonni e o uruguaio Mauricio Aguiar.

Um time competitivo disputa o NBB com uma folha de pagamentos em torno de R$ 300 mil. Com o dobro, é candidato forte ao título. É o salário de um jogador de ponta no futebol. Um, apenas um. Não é possível que um clube grande de São Paulo não consiga um valor assim de algum patrocinador. Acredito que seria uma empresa de uniformes, como Adidas, por exemplo, gostaria de ver suas listras em um uniforme de basquete. E o NBB está na tevê aberta e faz transmissões pelo facebook com muita audiência.

Bem, se São Paulo, Palmeiras e Santos não se animam, o Corinthians enfrentará Flamengo, Vasco e Botafogo. É o único representante paulista.

O Corinthians está muito forte na natação. Conversei com Alex Pussieldi, jornalista e treinador e ele me disse o seguinte: "Dos clubes de futebol, o Corinthians é quem faz a melhor natação do país há algum tempo. É dono das piscinas, tem um parque aquático gigante e hoje tem um dos melhores programas de base do Brasil. O Corinthians vence a categoria júnior há cinco anos. Paulo Augusto Prado, o treinador principal é muito bom e foi formado no clube. O problema é que orçamento é menor do que Minas e Pinheiros, assim, revela muita gente mas tem dificuldades em segurar suas estrhielas".

Vôlei masculino também tem a presença do Corinthians. De uma maneira diferente do basquete e da natação. "É um projeto com a Prefeitura de Guarulhos, semelhante às outras empresas da Superliga. O nome do time chama público e mídia. Tiveram um grande público na temporada passada", conta Carolina Canossa, do ótimo blog Saída de Rede, do UOL.

O Palmeiras, até há pouco tempo, teve um bom time de basquete no NBB. Havia uma torcida fiel, a quadra sempre tinha bom público. O argentino Max Stanic, ótimo armador, era o ídolo. Em 2015, passou a disputar apenas a Liga de Desenvolvimento, para jogadores até 23 anos. O armador Yago, do Paulistano e da seleção brasileira principal, com 19 anos, é cria do Palmeiras. O São Paulo foi o clube de Ademar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico e de Eder Jofre. Dois dos maiores esportistas do Brasil.

É muita falta de visão e de comprometimento com o esporte brasileiro conformar-se em ser apenas um clube de futebol.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corinthians muito na frente de Palmeiras, Santos e São Paulo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon