Topo

Esqueçam o Mundial, Sampaoli é ótimo

Menon

19/12/2018 16h35

O Santos, a meu ver, acertou e muito na contratação do treinador Jorge Sampaoli. Ao optar por ele, o clube brasileiro deu as costas aos treinadores brasileiros. Os famosos estão empregados. Vanderlei Luxemburgo, que insiste em se achar acima das mudanças e da evolução, e Fernando Diniz, que se recusa a deixar de ser refém de suas ideias, sem nenhuma concessão à vida real, são opções perigosas no momento. Dos outros, só se pode esperar mais do mesmo. Ou menos do mesmo.

O corporativismo dos treinadores brasileiros até tem argumentos para questionar Sampaoli. E nem precisa buscar defeitos em antecessores como Aguirrre, Gareca, Bausa ou Osório (aliás quem é que não tem defeitos?). Basta lembrar o último trabalho de Sampaoli, que comando a Argentina na fase final das eliminatórias e na fase inicial da Copa. Foi muito ruim.

Foi ruim principalmente porque Sampaoli não conseguiu ser fiel às suas ideias. Fez uma verdadeira salada de números, mudando do 3-4-3 para 3-5-2 e para 4-2-3-1. Devo estar esquecendo algum. E tudo isso dentro do mesmo jogo. E fez uma péssima escolha técnica ao colocar Caballero e não Armani como substituto do lesionado Romero.

Foi o pior treinado do Mundial. Mas há um Sampaoli que antecede à Copa. O campeão equatoriano com o Emelec, o tricampeão chileno, o campeão da Sul-americana e semifinalista da Libertadores com a Universidad do Chile e o campeão da Copa América com o Chile. Todo o sucesso foi conseguido a partir de ideias próprias. Ao contrário da seleção argentina, onde parecia uma biruta de aeroporto, Sampaoli sempre foi um treinador que apostou na técnica, na posse de bola. Um esquema com três zagueiros, um volante de marcação, outros dois de muita movimentação, um armador e três atacantes.

Para ter sucesso, precisa novamente acreditar em seus conceitos. E duas cositas más: um pouco de paciência do Santos e bons jogadores. E o Santos, que perdeu Gabigol, está sendo muito assediado, principalmente com Bruno Henrique e Victor Ferraz.

Todos esperam pela estreia de Sampaoli. E esta ansiedade só acompanha a quem mostrou boas ideias e bom trabalho por onde passou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esqueçam o Mundial, Sampaoli é ótimo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon