Topo

Maurício Bonato, o homem-gol

Menon

13/01/2019 15h37

O segredo do bom narrador de futebol é saber transmitir o ritmo correto da partida. De modo que o ouvinte no rádio, ou mesmo na televisão, perceba pela aceleração do narrador que a jogada é boa e que…aí vem gol. Maurício Bonato, com muitos anos de carreira, principalmente na equipe esportiva do canal Sky – ele é o brasileiro que mais gols narrou de Messi e Cristiano Ronaldo, afinal foram 15 superclássicos – sempre seguiu esta regra.
Agora, é diferente. É dele a voz que narra os gols da rodada aqui no UOL. Gol atrás de gol. Nada de lero-lero. Só gol. Ele demorou um pouco a se adaptar. E conta como foi o processo.
"Eu estava acostumado a gravar offs de gols na Band/Bandsports. Eu escrevia o texto, descrevendo detalhadamente o lance e gravava. O áudio ia pra edição que, com seus recursos, "casava" perfeitamente áudio e vídeo. Pois bem, quando comecei a gravar os "Gols da Rodada do Uol" em 2017, eu achava que o procedimento seria o mesmo.
Na primeira gravação, "apanhei" para adequar o áudio com ritmo ao tempo de imagem dos gols e à sequência, sem perder fôlego e entonação.
Foi difícil acertar o processo logo de cara. Os editores do Uol sempre me ajudaram muito. Percebi que pela liberdade que me foi dada, podia se mais descontraída a gravação, e pelo tempo curto dos gols, eu não precisava descrever tanto o lance. Aí tive a "sacada" de apenas apontar numa folha (uma pra cada jogo e tudo em sequência) os nomes dos jogadores que participavam do lance. Daí tudo ficou mais fácil e consegui adequar perfeitamente o tempo de narração com as imagens.
É diferente narrar um jogo e narrar gols, o ritmo e entonação são diferentes.
Geralmente eu assisto duas vezes aos gols antes de gravar. Acontece na maioria das vezes, de quando eu chego no Uol para gravação, eu não conseguir ter visto nada antecipadamente. Daí eu escrevo os gols (da forma que citei acima), alinho a sequência com o editor e gravo. Já aconteceu de gravar "de primeira" como costumamos dizer. Confesso que fico bem feliz quando isso acontece.
Depois de gravado e editado, junto com o editor faço uma última checagem e aprovamos o material.
Há de se ter um cuidado especial em tentar não repetir os termos usados, como é de improviso, isso pode acontecer. O segredo pra minimizar isso é ter vocabulário, ou seja, ler muito que é a base de quem trabalha com as palavras.
Importante nesse trabalho de narração é ter a respiração correta que te possibilita dar o ritmo adequado. Eu vejo as imagens ao mesmo tempo que olho o papel com apontamentos e narro os gols. Parece coisa de maluco, mas com o tempo a gente de acostuma. Claro que as técnicas de locução (entonação e dicção) além da respiração são necessárias para esse trabalho."
Bonato, o homem-gol do UOL, é muito eclético.  Por conta disso, além de três Copas do Mundo, Libertadores, Liga dos Cammpeões, campeonatos europeus e chinês, trabalhou em Olimpíadas e Pan-Americanos. Narra MMA, boxe, judô, campeonato europeu de basquete e o que vier. Por enquanto, falta narrar hóquei no gelo, basebol, críquete, futebol americano e golfe.
Mas se vier, o homem-gol encara.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maurício Bonato, o homem-gol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon