Topo

Grandes acertos de Leco: basquete, vôlei e futebol feminino

Menon

02/07/2019 15h41

As duas estrelas douradas sobre o escudo do São Paulo remetem a Adhemar Ferreira da Silva, o maior atleta olímpico do Brasil, que ganhou duas medalhas de ouro no salto triplo. Foi campeão em Helsinque (1952) e Melbourne (1956).

Éder Jofre é, juntamente com Adhemar e Maria Ester Bueno, um dos três maiores esportistas do Brasil, sem contar o futebol. Acima de Ayrton Senna, a meu ver, mas essa é outra discussão. Éder é muito ligado ao São Paulo. Vestiu a camisa do clube várias vezes, antes ou depois de lutas memoráveis.

Éder e Adhemar são exemplos de que o São Paulo não é apenas Futebol Clube. São grandiosas exceções, pois nunca houve um trabalho contínuo e consistente além do futebol.

É algo que a gestão Leco está fazendo com louvor. O time de basquete, formado às pressas, foi vice-campeão da Liga Ouro e irá participar do Campeonato Paulista e, quase com certeza, do NBB.

O futebol feminino foi montado a partir de um projeto próprio, com peneiras e contratações, como a da grande Cristiane. E o vôlei feminino será montado a partir de uma parceria com o Barueri.

É uma aproximação importante com o esporte "olímpico". Muda o patamar do clube. Passa a ser conhecido mundialmente. Há três anos, o Baru Basket disputou o título mundial contra o Real Madrid, no Ibirapuera. França, vice campeão do atual NBB, fará um amistoso contra o Brooklyn Nets. O Flamengo foi vice-campeão ao perder para o AEK, da Grécia, em fevereiro.

O orçamento destes esportes busca ser independente do futebol. O time feminino já tem seu primeiro patrocínio. E o departamento de marketing tenta patrocínios conjuntos.

Mesmo se não conseguir, o clube vai bancar. Está muito certo. Mesmo porquê o valor é ínfimo em relação ao futebol. Com R$ 3 milhões anuais, é possível montar um time para disputar o título do NBB. Lembremos que Trellez custou R$ 6 milhões. Éverton Felipe também. Sem contar os gastos com salários.

O futebol feminino custa muito menos. E o campeonato brasileiro, embalado pelo sucesso da Copa do Mundo, promete grande exposição. O vôlei feminino já tem parceria feita.

Real Madrid e Barcelona decidiram há dez dias o campeonato espanhol de basquete. O Real foi campeão. O atual campeão europeu é o CSKA de Moscou. No ano anterior, o título foi do Real Madrid, vencendo o Fenerbahçe. E, um ano antes, o Fenerbahçe ganhou do Olympiakos na final.

Todos os campeões têm presença forte no futebol. Estariam todos errados?

Estão certíssimos, como o São Paulo.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grandes acertos de Leco: basquete, vôlei e futebol feminino - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon