Santos. Los Chicos de la Vila são uma lição ao futebol brasileiro
Menon
28/07/2019 20h04
A sexta vitória seguida levou o Santos à liderança. As três últimas tiraram sete pontos do Palmeiras, que era o primeiro.
É um Santos que faz alegria de sua torcida e coloca uma dúvida na cabeça das outras: se eles podem, por que a gente não consegue?
Poder, pode. Conseguir é difícil porque ninguém tenta. São adeptos do futebol mesquinho. Sem ideias. Faço um gol e corro pra me defender e buscar um contra-ataque.
O Santos é inspirador. Remete às edições antigas dos Meninos da Vila. Mas, cadê Pelé e Coutinho? Onde estão Juari e João Paulo? Alguém viu Diego e Robinho? Neymar e Rodrigo? Gabigol?
O futebol é espetacular, mas sem os craques das outras edições. Soteldo fez uma jogada de Robinho, mas é Soteldo. Derlis finalizou como Neymar, mas é apenas Derlis.
E então?
O nome dele é Jorge Sampaoli. Nenhuma das outras versões tinha tanto a participação de um treinador como a atual.
O argentino é o melhor treinador do atual futebol brasileiro, embora tenha sido eliminado pelo River Plate uruguaio.
O Santos venceu seis jogos seguidos porque entra para ganhar sempre. Joga com velocidade, joga de forma intensa, tem lateral armando, tem lateral como volante, tem troca de posições.
O Santos será campeão? Tem boas chances. Vai lutar pelo título com as mais agradáveis armas que existem: diversão e eficiência. Estão ligadas.
Sobre o Autor
Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.