Topo

Daniel Alves escalado com função errada

Menon

30/08/2019 15h47

Não sou dono da verdade e nem Rei da Tática, mas discordo da maneira como Daniel Alves tem sido escalado por Cuca: como o mais adiantado dos três homens de meio campo.

Liziero e Tchê Tchê ficam mais atrás, se revezam nas chegadas enquanto Daniel fica à frente, mais próximo dos atacantes. Contra o Vasco, após a expulsão de Raniel, ele era o jogador mais adiantado do time, quase um centroavante.

O melhor posicionamento de Daniel deve ser mais atrasado, permitindo que ele faça a transição com a qualidade técnica que possui.

Pode ser na lateral, como na seleção. Ao ter a bola, ele se desloca para a direita e ataca, como um meia. Um 8. Ou, ataca em linha reta, chegando ao fundo e cruzando. Um 7.

Outra maneira de render bem é como o cara da segunda linha, em um 4-4-2. Como Antony também pode fazer.

Há ainda outro posicionamento em que pode render muito. O estilo argentino, com um volante de contenção (Tchê Tchê ou Liziero ou Luan), e dois jogadores de transição, de área a área. Liziero ou Tchê Tchê na esquerda e Daniel Alves na direita.

São várias opções. Sempre vindo de trás, sempre jogando de frente para o gol. Nunca na frente, esperando uma bola, nunca de costas para o gol, nunca esperando cruzamentos.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Daniel Alves escalado com função errada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.


Menon