Topo

Menon

Tabela: engenheiro corintiano contesta suposto favorecimento

Menon

05/07/2017 13h30

Recebi um telefonema afetuoso do engenheiro Pelado Lopes, amigo dos tempos de Engenharia de Lins. A gente se conheceu em 1977 e mantemos a parceria até hoje. Também sou assim com Turco Tote, Embrião, Babinha e Bodão. Alguma coisa boa eu fiz na vida.

Corintiano até a última raiz do último fio de cabelo, Lopes, como todos nós que sonhamos ser engenheiros, adora números. E baseado em números e no coração corintiano é que ele contesta favorecimento na tabela, que foi anunciado pelo engenheiro e matemático Horácio Wendel AQUI e TAMBÉM AQUI

Abaixo, os argumentos do meu amigo Pelado Lopes

"O professor tem como base principal de argumentação o fato de o Flamengo e o Corinthians terem uma série de jogos seguidos na mesma cidade. Faz dois em casa, visita um rival da cidade e, pronto, ali estão três jogos seguidos. A tese é totalmente errada, pois trata jogo na cidade contra um grande rival como se fosse algo bom. Ora, para citar o Corinthians, o que seria mais difícil, depois de fazer dois jogos em casa, ir a Chapecó e dividir o estádio ou enfrentar o Palmeiras o campo deles, sem ter nenhum torcedor? Todo mundo preferiria ir a Chapecó.

O Flamengo enfrentou o Fluminense no Maracanã, como visitante. E teve mais gente no estádio. Não é culpa do Flamengo ou da tabela, é culpa do Fluminense, que apostou em torcida dividida. Contra o Botafogo, não. O Botafogo preferiu ganhar menos e ter mais torcida. O fato de jogar fora de casa e sentir-se em casa não foi um favorecimento da tabela ao Flamengo, foi uma decisão financeira do Fluminense.

O professor defende uma tabela baseada na classificação do ano anterior, com jogos equilibrados a partir disso. Mas, o Corinthians, nesse caso, estaria como um time com dificuldade média, porque foi mal em 2016, mas está sendo duríssimo.

Há outros fatores que mudam o campeonato e que são muito mais importantes que tabela. O modo diferente como os times encaram jogos diferentes. O Grêmio, por exemplo, escalou seu time principal para receber o Corinthians. E visitou o Palmeiras, com seu time reserva. Foi uma opção dele, que, teoricamente, favoreceria o Palmeiras. Pelo menos, esse ano, acabou a história de vender mando de jogo. Times paulistas enfrentando rivais em Londrina, por exemplo, é uma inversão total. Joga na casa do rival, com torcida a favor.

Como o Corinthians está muito bem, eu já estou acostumado a reclamações sem sentido. Vou até contar uma que acontecerá. O Fagner não foi bem contra a Argentina, segundo me disseram. Não vejo jogo da seleção, só do Corinthians. Criticaram a atuação dele, disseram que é apadrinhado do Tite. Na próxima data Fifa, se o Tite deixar o Fagner de fora e convocar um lateral de outro time brasileiro, vão dizer que foi para ajudar o Timão e prejudicar o rival. Imagine se Tite não convocar o Rodriguinho e chamar o Dudu. Vão dizer que é para prejudicar o Palmeiras.

Eu estou tranquilo. Sou um cara centrado e sei que o futebol se decide em campo. Estou até torcendo para o Corinthians perder algum jogo e ser campeão só com 15 pontos de vantagem. Caso contrário, o Del Nero chama o gênio Carile e a gente vai fazer o quê? Ficar só com o Tite? "

Além do comentário acima, do Lopes, reproduzo aqui um outro, do amigo Fernando Busian: "A tabela favorece o Corinthians, sim. É o único time que não precisa enfrentar o Corinthians."

Sobre o Autor

Meu nome é Luis Augusto Símon e ganhei o apelido de Menon, ainda no antigo ginásio, em Aguaí. Sou engenheiro que nunca buscou o diploma e jornalista tardio. Também sou a prova viva que futebol não se aprende na escola, pois joguei diariamente, dos cinco aos 15 anos e nunca fui o penúltimo a ser escolhido no par ou ímpar.Aqui, no UOL, vou dar seguimento a uma carreira que se iniciou em 1988. com passagens pelo Trivela, Agora, Jornal da Tarde entre outros.