Esporte Interativo e a tática de guerrilha
Enfrentar a Globo em uma negociação é muito duro. Em uma negociação envolvendo futebol é mais duro ainda. Os clubes devem muito à Globo. Dinheiro, evidentemente. Apenas dinheiro. Eles são os protagonistas, eles são o depositário da paixão popular. Infelizmente, pela indigência de seus presidentes e dirigentes, estão sempre em uma situação de quase mendicância na hora de conversar com a TV Globo. Quem deve – e deve muito – tem pouco o que negociar.
A Record sentiu a barra e desistiu. Agora, é a vez do Esporte Interativo. Continua difícil, mesmo com o enorme potencial financeiro da Turner, parceira no negócio. Mesmo assim, 15 clubes assinaram com o EI. Ou seja, 15 clubes viraram as costas para a Globo. São Atlético-PR, Coritiba, Internacional, Santos, Santa Cruz, Figueirense, Ponte Preta, Bahia, Ceará, Sampaio Correa, Criciúma, Joinville, Paysandu, Paraná e Fortaleza.
Um amigo que conhece muito dos segredos das negociações, me contou que a tática é de guerrilha. O Esporte Interativo fez nos últimos anos um trabalho muito bem feito com a Copa do Nordeste, que carinhosamente chamou de "Lampions League". É fácil imaginar como é bom para a autoestima de um torcedor nordestino ver a final da Copa do Nordeste com Ceará e Bahia sendo comentada por Zico, um herói nacional.
E não é só Zico. É o pré jogo, é o pós jogo o tratamento dado ao jogo e é, principalmente, o dinheiro pago. Um dinheiro que fez uma boa diferença para as equipes do Nordeste. Por isso, e não só por isso, cinco equipes nordestinas e mais o Paysandu, do Norte, assinaram. A Liga dos Campeões é destaque do portfólio do EI. Seus negociadores mostram todo o trabalho feito, todas as horas de gravação para os possíveis clientes.
E mostram muito mais. Mostram como a concorrente não tem feito um trabalho do mesmo nível, pelo menos quantitativamente falando. Argumentam que o pré jogo é pequeno, que após o jogo há poucas entrevistas e que há campeonatos comprados com poucos jogos mostrados.
E há muito dinheiro, é lógico. Foi oferecido um total de R$ 550 milhões para um total de 20 clubes. Um valor proporcional ao número de clubes que assinarem com o EI. Muito mais que o Sportv.
Não se sabe quem ganhará a guerra. Não se sabe se haverá confronto ou acordo. Mas o que se sabe, sem dúvida, é que quem assinou com o EI ganhou mais do que se assinasse com o Sportv. E que quem não assinou, ganhou mais do que ganharia do Sportv se não houvesse a concorrência. Guerrilheira concorrência.
LEIA MAIS:
Globo assina com mais dois times na TV fechada e chega a 12 clubes
Globo triplica premiação a clubes por título do Brasileiro a partir de 2019
Cade investiga retaliação da Globo por Brasileiro, mas clubes negam
Esporte Interativo fecha Brasileiro com 15 clubes, sendo sete da Série A
CBF negocia Copa do Brasil com Esporte Interativo
Tática do Esporte Interativo transforma futebol em incógnita
Acerto com Esporte Interativo passar a exigir exercício de futurologia
Globo aumenta valor por Brasileiro, mas oferece um quinto da Turner
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.